Tozé Brito revela abusos sexuais sofridos aos 10 anos

O produtor musical Tozé Brito revelou este sábado que sofreu um abuso sexual “pontual” aos dez anos de idade.

Tozé Brito foi o entrevistado deste sábado do ‘Alta Definição’, onde fez confissões inéditas, nomeadamente sobre o abuso sexual que sofreu de uma empregada quando tinha apenas dez anos. O momento, confessou, “podia ter deixado marcas traumáticas” se tivesse sido mais tarde.

“Meteu-se na minha cama, literalmente. Com dez anos não tinha noção nenhuma do que ela pretendia”, contou.

O cantor e compositor português afirma que o episódio se tratou de uma situação isolada. No entanto, fez nascer em Tozé a consciência da importância da educação sexual na infância.

“Daí eu defender que a educação sexual deve fazer parte da educação de qualquer criança desde muito cedo para evitar choques como aquele que eu vivi”, explicou.

Questionado sobre se a abordagem da empregada foi agressiva, o artista português não hesitou na resposta: “Foi completamente agressiva. Não houve ali carinho nenhum. Não houve aproximação, digamos, doce, terna, meiga. Foi uma coisa puramente física, sexual, animal. E com dez anos não estás nunca à altura de responder a isso”.

Aos 66 anos, Tozé afirma que guardou esse segredo durante muitos anos e que o episódio teve influência na forma como se relacionou com o sexo feminino na infância e adolescência. “Criou ansiedade, muitas vezes, durante muitos anos, quando estava com namoradas e raparigas da minha idade. Não sabia o que estava a fazer mal”, rematou.