Seguranças do NorteShopping salvam criança engasgada

Uma criança de dois anos foi salva, ao final na tarde desta quinta-feira, por dois seguranças do centro comercial NorteShopping, em Matosinhos.

Os homens, que também são bombeiros voluntários nas corporações da Areosa (Gondomar) e de Cete (Paredes), conseguiram reverter o estado de inconsciência em que o menino se encontrava depois de se ter engasgado com uma goma.

Tudo aconteceu pelas 17.30 horas, quando o menino estava na companhia da mãe, que embrulhava prendas acabadas de comprar, junto à entrada para o hipermercado Continente, no interior do NorteShopping. De repente, a criança engasgou-se com uma goma que estava a mastigar, ficou com falta de ar e acabou por perder a consciência, deixando a mãe apavorada.

Nesta altura, dois seguranças – um de serviço nas galerias do centro comercial e outro a trabalhar no hipermercado – aperceberam-se do alvoroço que já estava instalado e dirigiram-se ao local. E, ao verem o estado crítico da criança, um deles, que é bombeiro voluntário na corporação de Cete, retirou o menino dos braços da mãe e, com a ajuda do colega, também voluntário nos Bombeiros da Areosa, iniciou manobras de reanimação.

Pouco tempo depois, a criança recuperou a consciência e voltou a respirar normalmente.

Apesar do susto e do pânico gerado entre familiares e populares que se encontravam no local, a criança não necessitou de assistência médica e regressou a casa.